|
Historia do Autorama.
O autorama ou slot car, como é conhecido nos EUA, é um carro em escala
1/24 ou 1/32 que anda em uma pista de madeira, geralmente com 47,24m de
percurso (155 feet), ou como foi mais conhecido no Brasil como o
autorama residencial amador, com peças de encaixar de plástico. Os
carros andam em uma fenda que possui duas cordoalhas e alimentadas com
13.8 volts de corrente continua (baterias). O carro de autorama em escala
1/24 ou 1/32 , possui um
guia para andar na fenda, chassis em aço, carroceria em lexan ou
acetato, pneus de borracha, relação de coroa e pinhão em aço e nylon, e
motor elétrico de 13,8 volts (de corrente continua) com escovas
(carvões) e imãs permanentes .
Estes "carrinhos" nos seus modelos mais sofisticados chegam aos
inacreditáveis 160 km/h !!! Estes carros necessitam de muito
reflexo, em uma pista oficial com traçado "Blue king" de
47,24m de percurso (155 feet),
o recorde mundial de tomada de tempo (dar uma volta completa no
circuito) informatizado, é de 1,402 segundos !!! É o segundo
esporte em reflexo, perdendo apenas para a esgrima. Nas corridas quem
ganha é quem der mais voltas (com tempo determinado), revezando nas 8
fendas que pista de autorama profissional tem, identificadas por cores que acompanham a
cordoalha. Os pegas são eletrizantes, afinal todos os grandes pilotos
das F-1 começaram o gosto pela velocidade exatamente no Autorama.
Voltando a uma realidade para os iniciantes, você vai precisar para
andar de autorama, apenas de
um acelerador, um "carrinho" , uma malinha para coloca-los, e mais
algumas ferramentas simples. O custo inicial para o iniciante para
possuir o seu próprio "carrinho" é inferior a R$ 350,00
, mas você pode sempre alugar um carrinho para experimentar por menos de
R$ 15,00
, em algumas das pistas de autorama que vou recomendar pelo Brasil.
Santiago Vicente
Tri-Campeão Paulista/Brasileiro de Slot Car
Tel: (11) 99233-3535 ou 3771-4821
O
conteúdo dessa página é de propriedade da
Slot Car Brasil.
Coloque
este site como sua fonte da matéria |
|
Acelere e divirta-se !
! !
|
|
A História do
Autorama no Brasil
Historia do Autorama no Brasil.
Um esporte que exige reflexos de quem corre a 600km/hora. É um dos
esportes que mais desenvolvem os reflexos.
Em 1961, o autorama já era um brinquedo difundido nos Estados Unidos. Em
Porto Alegre, alguns comandantes da Varig trouxeram a novidade para o
Brasil. Na mesma época em São Paulo, o grupo de senhores, Felício
Cavalli, Bié, Alfredo Araujo, Ewaldo Pacini de Almeida, José Alvares
Moraes e outros todos do signo de escorpião começaram se interessar
também pelo esporte e fundaram a primeira escuderia de autorama, a "SCORPIUS" que
treinava e competia numa pista montada num quintal do Brás. A pista foi
feita com martelos e talhadeiras, os carrinhos eram preparados por eles
mesmos. Em 1963 a loja Mobral Modelismo de São Paulo, começou a importar
equipamentos e carrinhos de autorama, no ano seguinte a Estrela
lançava seu primeiro autorama no festival realizado no DEFE, no qual
Emerson Fittipaldi tiraria o terceiro lugar.
A partir daí o autorama começou a virar moda, junto com o boliche, mas a
moda parou porque o material importado era muito caro e somente poucas
lojas e equipes sobreviveram a isto. Em 1970 a Estrela Brinquedos
lançaria novamente um outro autorama bem melhor, mais bem acabado, e de
melhor performance. Três anos mais tarde (1973), foi organizado o 1º
Campeonato Brasileiro de Autorama em oito cidades: São Paulo, Rio de
Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Belo Horizonte e
Santos com quase 7.000 Competidores que deveriam usar somente o
equipamento nacional da Autorama Estrela.
O autorama se desenvolveu como brinquedo e como competição, são coisas
bem diferentes. As equipes se aperfeiçoaram, e várias lojas e pistas
de autorama profissionais de madeira foram montadas. Assim colaborando para o
autorama de hoje.
clique aqui
clique aqui
Telefones: (+55) 11 97542-0020 / 3771-4821 / 99233-3535
|