|
12.11
Campeonato Brasileiro de Autorama 1997
- Asa
por José Mario Pires Serra
(vice-campeão mundial de G-27)
Como todo ano, em novembro, o
Campeonato Brasileiro de Autorama Carro Asa, o maior evento do Autorama Nacional,
terá este ano a 9ª edição, de 19 a 23 de novembro na loja Red Fox, em São Paulo.Os bastidores já estão agitados com a quebra
de records nas corridas de reconhecimento (warm-up) e na preparação dos carros para
chegar à final das principais corridas, que contam este ano com vários pilotos
estrangeiros.
O Campeonato Brasileiro está se
tornando um dos principais eventos do Autorama Mundial. Em junho vem o nosso Campeonato,
que a cada ano pilotos estrangeiros mais se interessam, seja pelo clima do País, pela
descontração dos pilotos e com certeza pelo aprimoramento do Autorama no Brasil.
Temos como regra que, toda loja que
sediar o Campeonato Brasileiro de Autorama na categoria Asa, tem que convidar o Campeão
Americano do mesmo ano e como novidade neste evento, a Associação dos Pilotos
Profissionais irá convidar também o campeão europeu de 1997. A troca de informações
entre os pilotos estrangeiros e os nossos é com certeza nossa maior vitória no
aprimoramento da categoria.
Este ano teremos os seguintes pilotos
estrangeiros:
Paul Ciccarello (USA) campeão
americano
Mario Schöne (Alemanha)
campeão europeu
Bill Skinner (USA)
Reggie Coram (Saint Marteen)
Martin Gramman (Áustria)
não-confirmado
Gert (Áustria) não-confirmado
Roland Maisenbacher (Alemanha)
não-confirmado
Paul Ciccarello é o homem a ser
batido. Tem sua estrela brilhando desde 1995 onde foi segundo colocado no Campeonato
Americano de 1995 na Pensilvânia e, em 1996, ganhou o Campeonato Mundial na Koford e
ganhou o Campeonato Americano em Chicago, na pista da JK. Este ano, faturou o Campeonato
Americano novamente, em Manchester.
Paul já é conhecido no Brasil. Esteve
aqui para o Campeonato Brasileiro do ano passado, fez a pole em Americana e foi aplaudido
pelo público pela excelente volta que fez. Paul foi piloto oficial da Koford até 1995,
mudando de equipe Parma e a partir daí vem acumulando títulos e títulos,
seja em corridas oficiais, seja em warm-ups. Garoto extrovertido, Paul adora brincar com
os nossos jovens pilotos e na hora da corrida tem um poder de concentração excelente,
que pode ser observado quando dirige um carro de força livre - que pode chegar a uma
velocidade de até 150 km e olhar para o monitor ao mesmo tempo, para conferir a
volta que está fazendo. Seu principal material é da Parma, como chassi, carroceria,
guia, fios e rolamentos. Os motores continuam sendo Koford .459, mas há rumores que
esteja testando novos materiais da ProSlot. Perdeu o Campeonato Brasileiro para Martin
Gramman, e este ano virá com força total para conseguir o seu troféu no nosso
Campeonato.
Mario Shöne é sem duvida o mais
r;pido e agressivo piloto da atualidade. Quem já não assistiu a uma corrida de Formula 1
ao vivo? Se você estiver de costas , sabe quando uma Ferrari esta passando e nos
bons tempos, uma Mclaren com motor Honda; este é o efeito do Mario, você sempre sabe
quando ele está na pista pela perfeição da montagem que traz o som característico de
seu carro e a sofisticação das peças Mario usa seus proprios imãs, que foram
desenvolvidos na Áutria junto com Martin Gramman e todas as outras melhores peças
disponiveis no mercado, como rolamentos abec7, peneus Jet, etc. Mario é um piloto
independente, o que lhe permite ter sempre um dos melhores equipamentos já que não tem
contrato exclusivo com nenhum fabricante, é meticuloso, chegando a conferir dente por
dente os pinhoes soldados no motor (prática já utilizada por alguns Brasileiros), corre
com eixos vazados e coroas coladas para diminuir o peso e escolhe quem pinta suas
carrocerrias, para manter o desenho original com o menor peso possível. Vem com força
total, ainda mais que não se cansa de escutar sobre as belezas do Brasil.
Tenho pouco contato com Bill Skinner,
não sei de seus títulos, mas sei que é um piloto caprichoso com o seu equipamento, anda
com o melhor disponível com tendencia para a Koford; amigo inseparável; De Ralph Morela,
dono da Produtos TQ, Bill virá ao Brasil com certez apela propaganda que nós fazemos
sobre nossas corridas e pela diversão certa, como ele mesmo diz quando encontra
brasileiros nas corridas internacionais. Por certo será outro piloto que trará
enriquecimento ao nosso evento.
Reggie Coram já é conhecido no
Brasil. Esteve aqui em 1995 na época do Campeonato Mundial sediado pela Red Fox. Reggie
esteve afastado do Autorama por um tempo, depois que um furacão atingiu seu País, mas
agora está de volta para mostrar que ainda continua muito rápido. Reggie já desenvolveu
muitos equipamentos para o autorama como a carroceria Escorpion australiana
que depois originou a Peugeot da Koford, com as modificações feitas pelo próprio
Reggie. Agora ele está desenvolvendo um chassi de fibra de carbono que eu já tive
oportunidade de ver mas ainda tem aderência excessiva e precisa de um pouco mais de
trabalho e, num futuro próximo, muitos pilotos o estarão usando.
Reggie é um piloto com muito
conhecimento em autorama, conversa com todos e com certeza é amigo de todos. Foi o grande
introdutor da tecnologia autorama na Austrália, ganhando todos os títulos quando foi lá
a convite, com larga vantagem está de volta ao Brasil após três anos e deve
trazer alguns amigos de seu País, ajudando a divulgar o autorama no Brasil. |